CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBÁQUATICOS
Entidade Federal de Administração da Pesca e do Mergulho
Sede: Rua Cândido Gaffree, 174 }
CEP. 22.291-080 - Urca - RJ - BRASIL
Filiado a: CMAS
Reconhecida: COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO
http://www.cbpdscmas.com
cbpds@cbpds.org.br

 REGULAMENTO PARTICULAR PERMANENTE
(Aprovado pela CBPDS 2020)

COPA DO BRASIL DE PESCASUB IV

Art. 1º - DA DIREÇÃO E ORGANIZAÇÃO ( sómente os titulos dele originados tem valor legal )

A COPA DO BRASIL DE PESCASUB integra o CALENDÁRIO DESPORTIVO NACIONAL BRASILEIRO , oficializado junto ao Comitê Olimpico Brasileiro, prerrogativa exclusiva da CBPDS promover na forma da Legislação Federal vigente desenvolvendo-se de conformidade com as disposições deste Regulamento Particular Permanente.

A CBPDS dirige toda a PESCA e MERGULHO do Brasil possuindo as filiações exclusivas nas Entidades lnternacionais dirigentes a nivel Mundial e Panamericno alem de no Brasil desenvolver expressiva açao social através de suas modalidades; EXEMPLO

Esta edição de 2020 que se realiza dias 04 e 05 de dezembro e homenageia nossa MARINHA DO BRASIL e um homem que soube defender e honrar nossa Pátria, sendo um dos sustentáculos que permitiu a CBPDS nascer sadia e livre dos grilhões que prejudicaram durante décadas os Desportos por ela dirigidos a partir de sua fundação. Apoiou e patrocinou o desportista que desde então é seu Presidente. Esse notável Brasileiro que ora titula os troféus desta Copa do Brasil foi o Almirante de Esquadra ADALBERTO DE BARROS NUNES.

 

almirante.jpg

 

PREMIAÇÃO INDIVIDUAL: TROFÉU MARINHA DO BRASIL

1 -  Troféu até terceiro lugar pela soma dos 4 atletas que compõe  o limite da representação década clube filiado a CBPDS

PREMIAÇÃO DE CLUBES:TROFÉU ALMIRANTE ALDABERTO BARROS NUNES ( entre os clubes do estado do Rio de Janeiro a prova também  é valida como Campeonato Estadual de 2020).

1 -  Troféu até terceiro lugar

1 - PREMIAÇÃO ESPECIAL:
1 - "Maior Peça” Troféu

2- Medalhões para todos os concorrentes

único: - A prova será arbitrada por um Árbitros oficiais titulares da CNA (Comissão Nacional de Arbitragem), assistido pelos auxiliares que designar e utilizando FISCAIS que a Organização poderá colocar nas embarcações dos concorrentes à seu critério , não podendo as equipes recusá-los à bordo

ESCALADOS:

A-   ÁRBITRO DE MAR – SILVIO MARINS DE OLIVEIRA

B-    ÁRBITRO DE TERRA –ROQUE CARLOS NAZARETH

Art. 2º - DOS PARTICIPANTES E DA COTA DE PARTICIPAÇÃO
Podem participar apenas Atletas representantes dos Clubes filiados em desportos subaquáticos possuidores do Alvará da CBPDS atualizado para o ano do evento, que não estejam devendo obrigações à CBPDS (Ex: Relatórios / Taxas e Multas / etc ) . Esses mergulhadores devem ser portadores da Carteira de Identidade Nacional de Atleta emitida pela CBPDS e da licença atualizada de PescaSub de amador embarcado expedida pela Secretária de Aquicultura e Pesca – SAP                                                                   

OBS: LICENÇA DE PESCADOR PROFISSIONAL NÃO É VALIDA PARA COMPETIÇÃO DE PESCA AMADORA DESPORTIVA QUE E DISPUTADA POR AQUELES QUE SENDO VINCULADOS A CBPDS TEM O STATUS EXCLUSIVO DE ATLETA DE ALTO RENDIMENTO, A LICENÇA ACIMA DEVE TER CÓPIA ANEXADA NA FICHA DE INSCRIÇÃO JUNTAMENTE COM O RECIBO DO DEPOSITO DA INSCRIÇÃO NA CONTA DA CBPDS, ENTRADA ATÉ 20 DE OUTUBRO DE 2020.

AS PROVAS DA CBPDS REALIZADAS A PARTIR DESTA COPA BRASIL INCLUSIVE SÃO OBRIGATORIAS COMO PREPARAÇÃO TÉCNICA PARA OS ATLETAS JÁ CLASSIFICADOS PARA A PROXIMA SELEÇÃO BRASILEIRA E SUA CONDIÇÃO DE PERMANENCIA.  

Haverá uma taxa de participação de R$250,00 por atleta a ser recolhida junto com a FICHA DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO que deverá ser entregue na CBPDS até o dia limite de 20 de outubro de 2020, podendo ser feito isso de duas formas:

1 - Fisicamente na CBPDS (Rua Candido Gaffrée 174 - Urca) - Entregar a ficha preenchida e assinada, anexo comprovane da taxa de inscrição, de depósito na conta corrente da CBPDS, Banco Itaú Ag: 8383 C/c:08267-7 Cnpj 30.459.770/0001-68, e Xerox da Licença de Pesca Amadora Embarcada atualizada.

Art. 3º - DAS EMBARCAÇÕES
Os concorrentes utilizarão suas próprias embarcações À RAZÃO DE UMA POR ATLETA que serão próprias ou alugadas que só              podem levar a bordo um mergulhador e o piloto, podendo o árbitro de mar embarcar á seu critério na que entender à qualquer tempo ou   colocar em qualquer uma seus Fiscais. O Árbitro de mar escolherá sem custo para a CBPDS uma embarcação veloz para acompanhar a prova no mar.

A APRESENTAÇÃO
Os concorrentes devem apresentar-se com os uniformes oficiais dos respectivos Clubes considerando-se como tal: agasalho desportivo ou bermuda, camisa , calçamento, boné (sómente o oficial do Clube - opcional), devendo ser utilizados obrigatoriamente completos - Bermudas identicas e camisas, qualquer boné que não seja o oficial do clube ou traje com alusão à Ongs voltadas para o esporte da Pesca e Mergulho não reconhecidas pela CBPDS será motivo de desclassificação sumária no periodo de sexta a domingo no qual se realiza o Brasileiro.

Art. 5º - DO COMPORTAMENTO
Os concorrentes estão obrigados a manter postura disciplinar condizente nos locais onde se apresentam e mesmo fora deles. A violação de qualquer principio de moral e ético poderá ser objeto de penalidades disciplinares aplicadas pela CBPDS.

Art. 6º - DA BANDEIRA E DOS HINOS

As bandeiras dos clubes filiados deverão ser levadas para a REUNIÃO TECNICA e entregues dia 04/12 a Organização para uso nas Solenidades.

Art. 7 - DA DURAÇÃO DA COMPETIÇÃO
A prova será composta por duas etapas com 05 (cinco) horas de duração cada , a contar da "Partida" que será dada no mar pelo representante da arbitragem com um sinal sonoro previamente convencionado, também utilizado para o "término". Dependendo do mar no dia , haverão instruções suplementares.

Art. 8º - DAS PEÇAS , PONTUAÇÃO E APURAÇÃO
Todos os peixes com 500 ou mais gramas serão válidos, respeitada a Tabela de Tamanhos Mínimos do Ministério e as seguintes exceções:

8.1 - não são válidos os peixes que venham a ser protegidos por portarias especificas.
 
8.2 - Cada peça válida valerá 500 pontos mais 01 ponto por grama até 10 kilos

8.3 - Haverá uma bonificação de 1000 pontos por espécie capturada.
 
8.4 - Haverá cota de 3 (tres) peças para cada espécie de peixe.
 
8.5 - Olhete, Olho de Boi, Remeiro e enxada com peso mínimo 1,0 kg.
 
8.6 - Bijupirá com peso mínimo de 05 kgs.

8.7 - Sargo com peso mínimo de 02 kg.

8.8 -NÃO SÃO VÁLIDOS:

BAIACÚS

BADEJO QUADRADO
BUDIÕES
CAÇÃO VIOLA
CIRURGIÕES
COFRE

CARANHA
FRADE

GAROUPAS
JAGURIÇAS
LUA
MANGANGÁ
MEROS
MORÉIA
PAPAGAIO (Budianus rufus)
RAIAS
TROMBETA

 

8.9 - A captura intencional de animais marinhos protegidos pela legislação emanada do Ministério é motivo de desclassificação sumária.Ex.: tartarugas / lagostas / Mero , etc
 

8.10 - A limitação do peso máximo para efeito de eliminação do "Fator Sorte" é definido em 10 (dez quilos = 500 pontos por peça + 01 pt. por grama = 10.500 pontos) e o produto de todas as peças capturadas serár de propriedade da Organização para doação a comunidade carente e não será permitida a retirada de nenhuma.

8.11 - Os peixes que forem Recordes Brasileiros serão homologados pela CBPDS mediante requerimento dos interessados devidamente instruidos;

8.12 - Cada Concorrente só tem direito a capturar 03(TRÊS) peixes válidos por espécie.

Art. 09 - DAS RESPONSABILIDADES E DA SEGURANÇA

A CBPDS, a FEPDSRJ, os Clubes e respectivas Autoridades Desportivas e Municipais não tem qualquer responsabilidade por qualquer tipo de acidente ou dano que os participantes possam provocar ou sofrer. Cada qual é responsável por seu condicionamento físico, atitudes e bens. A inscrição do concorrente implica no implícito reconhecimento de sua parte e de encontrar-se em perfeitas condições físicas para participação na prova para a qual se apresenta.

Os concorrentes deverão levar seus celulares para bordo, com baterias carregadas e registrar o numero do Celular da Equipe na Ficha de Inscrição - Em terra o telefone de contato para comunicações com a Organização é o celular privado que será informado a cada atleta após sua inscrição na Reunião prévia .

É extremamente proibido o atleta ser rebocado pelo barco, o mesmo deverá subir a bordo para mudar de lugar.

Subir a bordo com a arma em condições de disparo “armada” implica em desclassificação sumária.

Art. 10 - DA PREMIAÇÃO

Os Trofeus serão atribuidos aos clubes pela pontuação do melhor atleta de cada um e passam a fazer parte do patrimônio da associação a qual forem atribuídos

Art. 11 - DA ÁREA DA PROVA
A prova será realizada primeiramente nas ILHAS MARICÁS, depois nas ILHAS TIJUCAS e opção livre em função de agitação de mar ou motivo de força maior que inviabilize a área DEFINIDA. A decisão cabe a CBPDS.

Art. 12 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 

·        O direito de imagem das fotos e personagens que participam deste evento pertecem a CBPDS, que poderá cede-las da forma que mehor enteder.

·        É obrigatório o uso do uniforme oficial do Clube de cada atleta na reunião técnica, na abertura e na solenidade de premiação quando todos deverão estar presentes e nessa ocasião usando a camisa oficial do Clube igual para todos, podendo usar aqueles que não tiverem o uniforme completo, calça jeans.

·        Cada Atleta deverá utilizar uma bóia regulamentar (volume mínimo 08 (oito) litros;

·        É proibido portar os peixes capturados em porta-peixes que não estejam presos na bóia ou colocá-los dentro da roupa de neoprene. Os peixes capturados ao serem embarcados serão imediatamente ensacados pelos Fiscais nos sacos pertencentes a cada Atleta concorrente que ao chegar deverá conduzi-lo pessoalmente a Pesagem.

·         O Árbitro e seus eventuais Fiscais tem livre arbitrio de escolha da embarcação que quiserem embarcar á qualquer tempo.

Os fiscais deverão zelar para que os peixes entregues não se misturem, para que os itens regulamentares sejam observados e estão inclusive autorizados a filmar e fotografar o que bem entenderem, inclusive fiscalizar na água se os mergulhadores estão caçando regularmente. PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO SUMÁRIA, portanto não se distraiam na conduta e mantenham atuação correta.

·        Embarcar a arma armada será motivo de desclassificação sumária. 

·        Cada concorrente deverá trazer os sacos necessários ao transporte de seus peixes para a Pesagem.

·        Durante todo o Campeonato o uso de camisas de empresas , organizações ou competiçoes não reconhecidas pela CBPDS é motivo de desclassificaçao sumária.

·        Lembra-se que é proibido o uso de bonés que não sejam o oficial do clube durante todo o campeonato, outro implica em perda de 10.000 ptos.

·        O atleta deve permanecer relativamente próximo a lancha e essa não pode apoiar outro atleta que não seja o que conduz, nem recolher peixes de outro.

·        Não pode se afastar da bóia mais de 25 metros.

·        O peixe deve ser colocado na boia e essa só pode ser esvaziada com o atleta à bordo.

·        As embarcações devem se manter afastadas da bóia de atleta adversário por medida de segurança.

·        Todos os atletas titulares da atual seleção Brasileira e respectivo Capitão estão obrigados a participar desta prova para continuarem selecionaveis e candidatos à Bolsa Atleta..

·        CADA ATLETA DEVERÁ TRAZER PARA  CAMPEONATO PARA SEU USO E DE SEU PILOTO UMA GARRAFA DE ALCOOL GEL E MASCARAS PARA USO EM TERRA E NO TRANSITO DA EMBARCAÇÃO, TOMANDO AS PRECAUÇÕES NECESSARIAS PARA MANTER-SE EM DISTÂNCIA PRUDENTE DOS COMPANHEIROS E EVENTUAL PÚBLICO. LEMBRAMOS QUE A PROVA É INDIVIDUAL E NINGUÉM DEVE PERMITIR A APROXIMAÇÃO DE TERCEIROS.

PROGRAMAÇÃO GERAL - 2020

DIA 04/12/2020 (sexta)

·        07:00 h – No IATE CLUBE ICARAÍ apresentação dos competidores em uniforme completo para a REUNIÃO TÉCNICA e SOLENIDADE DE ABERTURA, dirigida pelo Exmo. Sr. Presidente da CBPDS, Exmo. Sr. Dr. Eduardo Paim Bracony. (vide Art. 6 ) e após PARTIDA FESTIVA DAS EMBARCAÇÕES.

·         

·        DIA 05/12/2020 (sabado)

·         

·        10:00 h - Previsão de "PARTIDA" dada pelo Árbitro de Mar nas ILHAS TIJUCAS ao lado do barco que estiver o ÁRBITRO DE MAR

·        CINCO HORAS APÓS A PARTIDA - Sinal de encerramento da prova dado pelo Árbitro de mar no mesmo local em que ele deu a partida em torno de cuja embarcação devem se reunir todas as demais embarcações , após o que o mesmo autorizará o retorno ào IATE CLUBE ICARAÍ sede (devendo por segurança procurar retornar juntas) onde haverão as pesagens e dispensa dos concorrente logo após a respectiva pesagem e PREMIAÇÃO.

·        Como é tradição o clube sede, IATE CLUBE ICARAÍ, oferecerá refrigerantes e salgadinhos durante o tempo da Pesagem e Premiação.

·         

·        A CBPDS DESEJA SUCESSO A TODOS NESTE EVENTO, LEMBRANDO AS PALAVRAS DO SR. PRESIDENTE: "A BANDEIRA ESTÁ DE PÉ" , RESTA A VOCÊS CONDUZI-LA PARA A SOBREVIVENCIA DA PESCASUB, A MAIS SELETIVA DAS FORMAS DE PESCA. JUNTE-SE A NÓS NESTE ESFORÇO DE DAR A PESCASUB BRASILEIRA NOVAMENTE SEUS ANOS DOURADOS.

·         

CLUBES PREVISTOS                                                   

CLUBE BARRACUDA – RJ                                                                  

CLUBE DOS MARIMBÁS - RJ

CLUBE OS TUBARÕES - RJ

VENENO CLUBE DE PESCA - RJ

SOCIEDADE HARMONIA - SP

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE PESCASUB - SP

CLUBE NAUTICO DE CABO FRIO - RJ

IATE CLUBE DE ICARAI – RJ

IATE CLUBE CARIACICA – ES

CABANGA IATE CLUBE – PE

CLUBE DE PESCA DE SERGIPE - SE

 
"Aqui participa a elite da PESCASUB brasileira"

Outros atletas interessados em participar devem fazer contato com a CBPDS pelo email cbpds@cbpds.org.br, estando cadastrados em Clubes portadores de ALVARÁ DESPORTIVO emitido pela CBPDS em 2020.

 

 

ASSINATURA DIGITAL.jpg

DR.EDUARDO PAIM BRACONY                                                             

PRESIDENTE DA CBPDS

 

 

 

 

 

BRASIL ACIMA DE TUDO.jpg