TAÇA
CIDADE DE VITÓRIA
DE PESCA DE ARREMESSO


HILAL 2008 - 23 Anos de glórias ao lado da CBPDS / FECAPE

 

REGULAMENTO PARTICULAR PERMANENTE
(Aprovado pela CBPDS)
62

1 - OBJETIVOS:
Esta prova objetiva estimular a prática da pesca desportiva e reunir em congraçamento os amantes da pesca de arremesso, integrando permanentemente o CALENDÁRIO DESPORTIVO NACIONAL BRASILEIRO que é competência exclusiva da CBPDS emitir. Destina-se também a dar a conhecer ao mundo a belissima Cidade de Vitória, onde a qualidade de vida é uma realidade e sendo abençoada pelas correntes marinhas é uma perola da costa atlantica americana, destacando-se como um "point" de pesca desportiva pronto para receber a qualquer tempo o turismo náutico internacional, para o que trabalham em parceria a CBPDS, a FECAPE e os Órgãos Municipais e Estaduais, de Esporte e Turismo.

2 - NORMAS:
A presente prova se subordina integralmente ao CTAPTF - Código de Torneios Abertos de Pesca em Terra Firme da CBPDS - Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos e as orientações do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, divulgada oficialmente pela CBPDS através de suas Federações e Clubes filiados.

3 - DURAÇÃO E HORÁRIO:
Do sábado anualmente definido em agosto, com início às 14,00 horas e no domingo imediato, com início às 06,00 horas. O torneio terá a duração de (08) oito horas dividido em duas etapas de (04) quatro horas cada uma.

4 - SORTEIO DOS BOXES:
O sorteio dos boxes será feito no sábado de agosto indicado anualmente no Calendário Nacional como o primeiro dia da prova, com início às 12,00 horas no palanque oficial do torneio armado na Praia de Camburi.

5 - PARTICIPANTES:
Poderão participar do torneio equipes de Clubes filiados a uma Federação ou vinculados à CBPDS e equipes de pesca avulsas, compostas de (03) três pescadores, com o mínimo de (02) dois. Os Clubes poderão competir com uma ou mais equipes, nas seguintes categorias oficiais , distintas entre si, fazendo opção por ocasião da inscrição: Geral, Feminino, Master Masculino (acima de 50 anos) e juvenil (até 18 anos incompletos). As Equipes avulsas por opção da FECAPE somente poderão participar na categoria Geral. Todas as equipes deverão se apresentar uniformizadas e assim permanecer durante toda a competição. A diferenciação de equipes de um mesmo Clube será determinada por cores. As eventuais coincidências de nomes serão diferenciadas pelo nome do local, cidade ou estado de origem da equipe.

6 - INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente na FICHA OFICIAL emitida anualmente pela CBPDS no ato de liberação da realização da prova , colocada on-line na Internet através do CALENDÁRIO DESPORTIVO NACIONAL BRASILEIRO e que o Clube organizador disponibilizará em seus pontos credenciados de inscrição. O valor da taxa de inscrição é anualmente estipulado pelo Clube promotor na Programação . A prova será limitada a (100) cem equipes, sendo considerada inscrita apenas aquelas que efetuarem o pagamento da inscrição, não se garantindo as reservas. SÓ PODEM PARTICIPAR EQUIPES AVULSAS QUE FOREM FORMALMENTE CONVIDADAS E ESSAS SÃO AS QUE TERÃO O PEDIDO DE INSCRIÇÃO HOMOLOGADO PELO ÁRBITRO DA CNA, na forma do artigo 6.

6 - DOS CONCORRENTES e SUA APRESENTAÇÃO:
Poderão participar Equipes constituidas por um máximo de (03) três Atletas-Pescadores de ambos os sexos e um minimo de 02 (dois), cadastrados na CBPDS como tal por seus Clubes filiados e Equipes de pescadores avulsos com status de convidados da FECAPE / CBPDS, ficando os menores de idade avulsos sujeitos a assinatura do responsável legal na ficha de inscrição, que poderão inscrever-se nas seguintes categorias: Geral - Feminino , Juvenil (até 18 anos) e Master (mais de 50 anos).

Todas as Equipes de Clubes deverão apresentar-se uniformizadas e assim permanecer durante toda a Competição (Art. 12 da Tábua de Penalidades).

As Equipes avulsas, por não serem filiadas com personalidade juridica definida nem integrarem o Sistema Desportivo Nacional Brasileiro, não poderão utilizar trajes que caracterizem uniforme e obrigatóriamente adotarão pela ordem de inscrição um nome de peixe disponível no rol a seguir:

 Abrotea - Agulhão - Albacora - Atum - Bacalhau - Badejo - Bagre - Baiacú - Barbeiro - Batata - Betara - Bicuda - Bijupirá - Bonito - Budião - Cabrinha - Caicanha - Canejo - Cangulo - Caranha - Carapau - Carapeba - Carapicú - Caratinga - Cavala - Cavalinha - Cherne - Cioba - Cirurgião - Cocoroca - Congro - Corvina - Dentão - Dourado - Enchova - Enxada - Espadarte - Farnangaio - Frade - Galo - Garapau - Goete - Gordinho - Guaivira - Gudunho - Jaguriçá - Jamanta - Lambaru - Lanceta - Linguado - Mangangá - Mangona - Manjuba - Marimbá - Marlim - Merluza - Mero - Michole - Moréia - Muçum - Mulata - Namorado - Olhete - Oveva - Pacamão - Palombeta - Pargo - Paru - Pescada - Pescadinha - Pira - Pirangica - Pirauna - Porco - Pregereba - Raia - Remeiro - Remora - Robalo - Rombudo - Roncador - Salema - Salmonete - Sarda - Sardinha - Sargento - Sargo - Savelha -Sernambiguara - Serra - Solha - Solteira - Sororoca - Tainha - Tarpão - Trilha - Ubarana - Vermelho - Viola - Voador - Xaréu - Xerelete - Xixarro

6.1 - VETOS :

NÃO SÃO CONSIDERA|DOS CONVIDADOS NEM SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE :

1 - De Pescadores que sejam ex-Atletas federados, de Clubes não filiados, ou sem Alvará da CBPDS, ou em débito de obrigações para com a respectiva Federação, ou que usem nomes ou peças de uniformes que caracterizem sua origem nessas associações ou outras associações que os congreguem sendo concorrentes da CBPDS, das Federações filiadas ou dos patrocinadores oficiais da prova.

2 - Não poderão participar pescadores avulsos que individualmente ou integrando equipes , tenham cometido infrações graves em outras provas do Calendário Nacional ou tenham de alguma forma ofendido ou concorrido com Entidades , associações filiadas ou Atletas federados em quaisquer ocasião por assuntos relacionados aos desportos

OBS: Serão incluidas nesta relação os pescadores de Equipes avulsas que participarem de eventos não autorizados por um dos três segmentos seguintes: pela CBPDS, ou pelos municipios parceiros da Confederação ou pelo IBAMA.

3 - O concorrente que não preencher integralmente sua Ficha de Inscrição (nome inteiro, endereço completo, identidade, etc) não será sorteado e não sanando o problema na hora perderá a taxa de inscrição. Também não serão aceitos os que tenham causado qualquer problema em provas do Calendário Nacional .

4 - De Pescadores que não estejam portando a LICENÇA DO IBAMA atualizada para a data da prova, o que será exigido - Não se aceitará desculpa de extravio ou esquecimento. O HILAL deverá dispor de fichas para pagamento do IBAMA exclusivamente para os pescadores que alí com antecipação fizerem suas inscrições.

7 - RAIA E BOXES DE PESCA:
A raia de pesca será dividida em tantos boxes quantas forem as equipes inscritas, limitado à (100) cem boxes. Os boxes terão tamanho de (20) vinte metros e serão numerados em ordem crescente da direita para a esquerda de quem olha para o mar.

8 - CERIMÔNIA DE ABERTURA:
Todas as equipes, indistintamente, deverão participar da cerimônia de abertura que será realizada conforme determina o CTAPTF.

9 - EXERCÍCIO DA PESCA:
A pesca será exercida exclusivamente dentro dos boxes demarcados para a equipe, não podendo esta ocupar ou passar para outro box, mesmo que esteja desocupado, exceto para recolher uma peça fisgada, quando todos os demais pescadores deverão facilitar a captura do peixe.

- Os lançamentos deverão ser realizados perpendicularmente a linha d'água, devendo ser imediatamente recolhida a linha que, por efeito do vento ou da corrente, invadir o box vizinho.

- Cada equipe poderá ter pescando apenas (03) três varas, podendo manter cada um de seus atletas até duas varas montadas (com chicote de até 02 anzóis iscados). É permitido o uso de calão (fincador ou espera). O pescador somente poderá sair de seu boxe após retirar d'água seu material de pesca.

- Os pescadores poderão receber ajuda somente de seus companheiros de equipe .

- É proibido a pesca, ou qualquer tipo de arremesso, no local da competição, após a demarcação da raia, até o início da prova, e durante o intervalo entre as etapas.

- O início e fim de cada etapa será dado por um tiro de foguete.

- Os peixes capturados por mais de um pescador, de equipes diferentes, serão colocados à parte até o final da etapa, para posterior divisão dos pontos entre aqueles que o capturaram pela boca, ou entre todos, caso nenhum tenha capturado pela boca.

- Os pescadores deverão colocar os peixes capturados no balde com água, imediatamente à sua retirada do anzol. Somente ao final de cada etapa os peixes deverão ser colocados no saco MODELO CBPDS/Narciso fornecido pela organização e lacrados no box pelo capitão da equipe, com a ficha de identificação presa ao lacre pela parte externa do saco, e aguardar no box o seu recolhimento pela organização. Os baldes com água ( aprox. um palmo) devem ficar a vista dos fiscais e arbitragem.

10 - MATERIAL DE PESCA PERMITIDO:

- Varas de pesca de tamanho livre, providas de molinetes ou carretilhas.

- Carretilha ou molinete de qualquer tipo e procedência.

- Paradas (rabichos) com até (02) dois anzóis convencionais de ponta única.

- Linhas, paradas, chicotes, arranques de espessura livre e ou com encastoamento de aço.

- Chumbadas (pesos) livres.

- Bicheiros e puçás.

- Calões (fincadores, secretários, descansos e esperas) livres.

- Varal para paradas (rabichos).

- Saco de Pescado oficial mod. CBPDS - Obrigatório.

- Balde obrigatório

11 - ISCAS:
As iscas deverão ser naturais vivas ou mortas, tais como: camarão, lula, tatui , mariscos, maninin (corrupto), minhocas da praia, sernambi ou peixes em forma de filé. As iscas deverão ser adquiridas pelas equipes.

12 - PEIXES:
Serão considerados peixes de qualquer espécies, tamanho e peso que passarão a ser propriedade dos organizadores, e serão destinados a entidades filantrópicas. Os peixes que possuam ferrões, tais como: arraias, bagres, porcos, piruás (cangulos), etc, deverão ter os ferrões cortados na base, para que sejam considerados válidos. - NÃO SÃO VÁLIDOS: Sardinhas, Manjubas, Mamarreis, Farnangaios, Baiacús (Só é válido o Baiacu Arara), Mangangá , Maria-da-Toca e Macacos.

13 - ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO:
A arbitragem será exercida por árbitro do CNA - Comissão Nacional de Arbitragem, a qual poderá nomear e ou destituir, à seu critério, os auxiliares indicados pela organização e pelas equipes. Ao árbitro compete seguir e fazer aplicar o determinado no CTAPTF e no presente regulamento particular, conforme normas da CBPDS para a sua função.

14 - CONTAGEM E PESAGEM:
O capitão da equipe poderá acompanhar e fiscalizar a pesagem de sua equipe e exigir comprovante da pesagem. O árbitro poderá eviscerar peças suspeitas e impugnar qualquer peça que apresente sinais de adulteração (deterioração, congelamento, marcas de rede, etc), independente de aplicação de penalidades previstas na legislação desportiva.

15 - PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
Será adotada a pontuação oficial da CBPDS de (02) dois pontos por peça e (01) um ponto por cada (100) cem gramas ou fração do peso total, e para eliminação do "fator sorte" limitado a (03) tres quilos por peça, valendo o peso total para peixe mais pesado. A soma dos pontos obtidos nas duas etapas da prova (sábado+domingo) dará o total da pontuação de cada equipe para efeito de classificação. Os empates serão decididos obedecendo a seguinte ordem:

" - pela maior quantidade de peças

" - pelo maior peso total

" - pela peça mais pesada

" - por sorteio.

Não haverá recontagem de pontos, em hipótese alguma. Qualquer reclamação deverá ser procedida pelo Capitão da equipe interessada no momento da pesagem.

16 - PREMIAÇÃO:

" - GERAL .........1º ao 10º lugar - troféu para o Clube + um troféus por atleta da Equipe. Nesta premiação concorrem Equipes filiadas e avulsas de todas as categorias.

" - FEMININO (Equipes filiadas).......1º ao 3º lugar - troféu para o Clube + um troféus por atleta da Equipe;
" - JUVENIL (Equipes filiadas)...........1º ao 3º lugar - troféu para o Clube troféu para o Clube + um troféus por atleta da Equipe;
" - MASTER (Equipes filiadas)...........1º ao 3º lugar - troféu para o Clube troféu para o Clube + um troféus por atleta da Equipe;

" - Peixe mais pesado.......1º ao 5º lugar, troféu para o concorrente;

" - Clubes filiados............1º ao 3º lugar - troféu que pertencerá ao Clube pelo resultado de sua melhor Equipe à razão de uma por Clube .

" - Equipe filiada mais distante....Troféu (decisão pelo endereço da sede oficial)

" - Serão sorteados entre as equipes participantes valiosos brindes e ao final de premiação será sorteado um PRÊMIO ESPECIAL, somente para os presentes e uniformizados no momento do sorteio.

18 - DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os organizadores, patrocinadores e autoridades da competição não se responsabilizam por perda, danos, extravios ou roubos de bens e materiais de concorrentes, acompanhantes, visitantes e público em geral, antes, durante ou após a realização da prova, nem por acidentes que os participantes possam provocar ou sofrer em decorrência de sua participação no evento. As dúvidas ou casos omissos no presente regulamento serão resolvidas pelo arbitro, com base no CTAPTF da CBPDS.

19 - DISPOSIÇÕES FINAIS:

Esta prova foi escolhida para simbolizar o inicio do trabalho de apoio para a Pesca Desportiva Oficial no Estado do Espirito Santo, pelo segmento governamental , sendo voltada para conscientizar os praticantes e o grande público para a importancia do desporto da pesca, consagrado pelas pesquisas como maior do mundo e do Brasil em número de praticantes e aquele que gera as maiores divisas oriundas do turismo.

REGISTRO

A Cidade de Vitória-ES , uma perola rara na costa atlantica do Continente Americano , registra seu orgulho por ter sido eleita como séde do primeiro CAMPEONATO MUNDIAL DE PESCA por Seleções Nacionais do Continente Americano, registrando seu público agradecimento ao Presidente da CBPDS, Dr. Eduardo Paim Bracony, Presidente da CBPDS e defensor e portador da Carta-Candidatura do Sr. Prefeito Municipal de Vitória dirigida à Confederação Mundial de Pesca que resultou no exito dessa grande conquista.

O COMPROMISSO É FAZER VITÓRIA TRANSFORMAR-SE NUM MARCO PARA A PESCA DESPORTIVA DE TODO O MUNDO

A CBPDS CANDIDATOU VITÓRIA E VENCEU A CANDIDATURA NA EUROPA

O BRASIL SERÁ O PRIMEIRO PAIS DE NOSSO CONTINENTE A SEDIAR O

XIX CAMPEONATO MUNDIAL DE PESCA OCEÂNICA EM 2011

19éme WORLDCHAMPIONSHIP BIG GAME FISHING

 

 PROGRAMAÇÃO DO ANO 2008

 INSCRIÇÕES - Ao preço de R$60,00, somente para as equipes convidadas. Não haverá inscrições abertas nas lojas de pesca. Os regulamentos e programação poderão ser encontrados nas lojas relacionadas.

" HILAL CAÇA E PESCA - Centro da Praia, loja 14 - fone (027) 2271563

" MARÉ ALTA - Vitória - Centro fone (027)3223-2375

" COMERCIAL ANDRADE - Glória - Vila Velha - fone (027) 2299328

" PORTO VITÓRIA - Enseada do Suá - fone (027) 5233939 - fax (027) 3259385.

" CASA DO PESCADOR -

  No dia 22 de agosto a inscrições somente serão feitas na
 HILAL CAÇA E PESCA,
 até às 18 horas.

  PERÍODO: 23 e 24 DE AGOSTO DE 2008"
Dia 23 de agosto início às 14,00 horas e fim as 18:00 h - dia 24 de agosto início às 06,00 horas.

" O sorteio dos boxes será feito no dia 23 de agosto, com início às 12,00 horas no palanque oficial do torneio armado na Praia de Camburi.

" LOCAL: PRAIA DE CAMBURI - VITÓRIA - ES

" DIREÇÃO: CBPDS - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBAQUÁTICOS

" ORGANIZAÇÃO: HILAL CLUBE DE PESCA E LANÇAMENTO

" ARBITRAGEM: CNA - COMISSÃO NACIONAL DE ARBITRAGEM DA CBPDS

" FISCALIZAÇÃO: IBAMA - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

  PATROCÍNIO:

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE VITÓRIA e SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTES

 

 Veja abaixo o que fizemos nas edições passadas. Agora imaginem o que vamos fazer em 2008 em nossa XXIII edição

TAÇA CIDADE DE VITÓRIA 2005

Veja as fotos

TAÇA CIDADE DE VITÓRIA 2003
Resultado e Fotos patrocinados on-line pelo CBD como penhor de gratidão pela hospitalidade com que o Hilal recebeu a todos

TAÇA CIDADE DE VITÓRIA 2002
Uma prova espetacular