PROVA DE PESCA “LUIGI PAPAIZ”
REGULAMENTO PARTICULAR PERMANENTE
(Aprovado pela CBPDS)
135

Art. 1º - ORGANIZAÇÃO E OBJETIVOS:

A prova foi criada com objetivo de comemorar anualmente o aniversário do GRUPO PAPAIZ, na pessoa de seu fundador, o empresário LUIGI PAPAIZ, que soube escrever com letras de ouro seu nome na história da industria brasileira. O Pescador sempre foi um grande consumidor dos cadeados fabricados pela Papaiz, por sua livre escolha visto a inquestionavel qualidade do produto e assim sempre houve uma Parceria não formal entre "Produtor e Consumidor". Reconhecendo isto a CBPDS, aprovou a inclusão dessa prova anual no CALENDÁRIO DESPORTIVO NACIONAL BRASILEIRO, sob patrocinio da Papaiz, organização e supervisão local da FPPL e direção da CBPDS - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBAQUÁTICOS. Tem como propósito a atração do aficionado da pesca avulso, para que esse venha a associar-se aos Clubes de Pesca filiados, passando a integrar a legitima comunidade da Pesca Desportiva

Art. 2º - NORMAS:
A prova subordina-se integralmente ao CTAPTF-2004 Código dos Torneios Abertos de Pesca em Terra Firme da CBPDS e a este Regulamento Particular permanente; 

Art. 3º - DEFINIÇÃO E DURAÇÃO:
O Torneio é uma prova de pesca variada de arremesso / fundo, de Terra-Firme, tendo a duração de 04h00 (quatro horas) dividida em duas etapas de 02 (duas) horas cada uma, com seu início da primeira etapa das 08h00 às 10h00, intervalo e mudança de box de 30 minutos e início da segunda etapa as 10h30 com término  as 12h30, constante no Calendário Desportivo Nacional Brasileiro anualmente editado. 

Art. 4º - SORTEIO:
O sorteio dos box será no dia  e local da prova, no Quiosque BEIRA-RIO à partir das 06h30 na PRAIA das GAIVOTAS, na cidade de ITANHAÉN/SP, sorteando-se a partir das pontas para os primeiros que chegarem, deixando assim o meio da raia para os retardatários.

OBS: Para que uma equipe seja sorteada sua ficha de inscrição tem que ser homologada antes pelo árbitro para tal devendo estar devidamente preenchida, dela constando o nome completo dos participantes, o número da carteira de identidade de todos (ou da CBPDS), o númeroi da licença do IBAMA de cada um devidamente atualizada para a data da prova e o endereço completo, tudo com letra legível. Caso uma Equipe se apresente na fila de sorteio com a ficha incompleta, será deslocada para o FIM DA FILA, para poder cumprir sua obrigação de entregar a ficha completa e poder sortear. A FPPL como organizadora/supervisora é responsavel pela confencia de cada Ficha de Inscrição à ser passada ao Árbitro para o respectivo sorteio.

Art. 5º - PARTICIPANTES:
Poderão participar do torneio, pescadores cadastrados na CBPDS como Atletas - Pescadores de Clubes Filiados e pescadores avulsos (sem vínculo com Clubes Filiados), a prova será por Equipes formadas por 03 pescadores (com mínimo de 02).

Art. 6º - INSCRIÇÕES:
As inscrições que estão limitadas a 60 (sessenta) vagas , obrigatoriamente devem ser feitas na FICHA OFICIAL anualmente disponibilizada pela CBPDS para cada edição do evento que também é encontrada juntamente com este Regulamento Particular na Internet, clicando-se sobre a prova no CALENDÁRIO DESPORTIVO NACIONAL que poderá ser acessado através do site oficial da pesca brasileira , em: http://www.cbpds.com.br - de posse da ficha , poderão formalizar a inscrição  no local da prova, até uma hora antes do sorteio se ainda houver vaga.

 NÃO SERÁ ACEITA A INSCRIÇÃO:

1 - De Pescadores que sejam ex-Atletas federados, Clubes sem Alvará da CBPDS ou Equipes avulsas que usem nomes ou peças de uniformes que caracterizem sua origem nessas associações ou outras associações que os congreguem, sendo concorrentes da CBPDS, das Federações filiadas ou dos patrocinadores oficiais da prova.

2 - De Pescadores que não estejam portando a LICENÇA DO IBAMA atualizada para a data da prova, o que será exigido - Não se aceitará desculpa de extravio ou esquecimento.

O concorrente que não preencher integralmente sua Ficha de Inscrição (nome inteiro, endereço completo, identidade, etc) ou estiver com nome de Equipe em desacordo com estas normas não será sorteado e não sanando o problema na hora perderá a taxa de inscrição. Também não serão aceitos os que tenham causado qualquer problema em provas do Calendário Nacional.

(Art. 3º , letra G do CTAPTF)

 1 - LISTAGEM NACIONAL: EQUIPES e seus Integrantes

RJ: ASSEP (ASSEPRJ) - AP - AAPAERJ - ABISSAL - ALBATROZ - BOLA BRANCA - FAMILIA - FRAGATA - GAIVOTAS - GAVIÕES -- NITEROI - PRIMOS - R3 - TICIANA - Z.13

PR: LPPE

RS: ARPIA

OBS: São considerados incluidas nesta listagem associações desfiliadas/ ou inadimplentes com as respectivas Federações e CBPDS e também as Equipes avulsas que participaram ou participarem de eventos não autorizados segundo os seguintes principios: Pelo IBAMA, pela CBPDS e pelos municipios parceiros da Confederação.

 

 

 Art. 7º - RAIA E BOXES DE PESCA: 
A raia de pesca será dividida em boxe de 30 metros que serão numeradas em ordem crescente da direita para a esquerda de quem olha para o mar

 Art. 8º - EXERCÍCIO DE PESCA:
O pescador somente poderá utilizar uma só vara de pesca por vez, podendo manter até duas outras varas montadas com os chicotes armados com o chumbo principal , inclusive com anzóis iscados. A vara em uso poderá ficar na espera, devendo o pescador manter a distância prudente para que corrija a linha sempre que essa possa estar prejudicando o adversário.

Art. 9º - MATERIAL DE PESCA:
Serão permitidas utilização de varas de tamanho livre, providas de molinete ou carretilha com linhas livres até 0,62 mm, anzóis de ponta única e chumbadas também livres. OS CHICOTES SÓ PODEM TER ATÉ 02 (DOIS) ANZÓIS CADA. 

OBS: Um balde no minimo é obrigatório por dupla e sem ele as peças capturadas não serão válidas.

Art. 10 - ISCAS:
Somente será permitida isca "in - natura", morta ou de areia, (ex: camarão, sardinha, lula, corrupto", tatuí, sarnambi, etc.).

Art. 11 - ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO:
A arbitragem será exercida por um Árbitro Oficial da CNA – Comissão Nacional de Arbitragem da CBPDS, o qual poderá nomear e destituir a seu critério os seus auxiliares designados pela organização. No caso de sua ausência por motivo de força maior, o serviço de arbitragem será executado por um Árbitro Ad-hoc e deverá cumprir todas as normas reguladoras de atuação tempestivamente o Relatório Oficial.

& ÚNICO: Aos fiscais de equipes compete, sob pena de desclassificação de sua equipe, fiscalizar permanentemente a equipe à sua esquerda (estando de frente para o mar), verificando a obediência a este regulamento, com relação às iscas e materiais utilizados, aos peixes capturados, e aos demais procedimentos regulamentados. Ao término de cada etapa o saco de peixes deverá ser lacrado no box na presença do Fiscal e transportado até o local da pesagem, no máximo em 40 (quarenta) minutos do final da etapa podendo o interessado acompanhar a pesagem. Toda a qualquer irregularidade deverá ser, imediatamente comunicada ao árbitro pelo Fiscal.

Art. 12 - CONTAGEM E PESAGEM:
As peças capturadas deverão ser apresentadas limpas para a pesagem pelo pescador e sem ferrões (bagres/raias/porcos/cangulos-Piruás). O árbitro poderá eviscerar peças suspeitas e impugnar qualquer peixe que apresente sinais de não haver sido capturado na prova ou objeto de irregularidade.

12.1 - Ao término da prova os sacos deverão ser lacrados no boxe, pelo capitão da equipe e pelo fiscal designado, e transportados pelos mesmos até o local de pesagem, em no máximo 30 (trinta) minutos, e não serão considerados válidos os sacos que estiverem lacrados com lacres diferentes dos entregues pelos promotores do evento, ou com água intencionalmente colocada. Os Atletas filiados poderão utilizar seu saco oficial modelo CBPDS/NARCISO e tem o direito de terem esses prioritáriamente pesados e imediatamente restituidos.

12.2 - Todos os peixes capturados com 15 ou mais centímetros serão válidos, com exceção de: Baiacus (exceto o Arara), Marias-da-Toca / Macacos, Farnangaios (parnaguaiú), peixe rei e os porventura protegidos pelo IBAMA.

 12.3 - Todos os peixes serão doados à comunidade carente sob responsabilidade de Assistência Social a ser designada.

Art. 13 - PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
Serão atribuídos 02 (dois) pontos, para cada peixe capturado e 01 (um) ponto para cada 100 gramas ou fração do peso total das peças até o limite de 05 Kg., caso em que a peça valerá apenas 52 pontos e considerando-se o peso total apenas para o caso de maior peça. A soma dos pontos obtidos nas etapas dará o total da pontuação de cada equipe e os empates serão definidos conforme reza o CTAPTF.

 Art. 14 - PREMIAÇÃO:

 Art. 15 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pelo Árbitro, segundo o CTAPTF que é a legislação desportiva vigente.  O GRUPO PAPAIZ, a CBPDS e a FPPL, não se responsabilizam por perdas, danos, extravios ou roubo de materiais nem por danos pessoais causados por acidentes ocorridos antes durante ou após a realização da Prova. Os inscritos ao inscrever-se implicitamente submete-se ao dispositivo neste regulamento.

 

PROGRAMAÇÃO DA EDIÇÃO 2005

 

LOCAIS CREDENCIADOS PARA RECEBEREM INSCRIÇÕES

 As inscrições,  poderão ser feitas, nos seguintes locais:

 

 Será cobrada uma taxa de inscrição de R$60,00 (sessenta reais) por equipe, - As Equipes dos "Clubes do Ano" estão isentas de inscrições de conformidade com o disposto no Regulamento do Concurso Nacional Anual.