RESEX
Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo - RJ

Histórico
As primeiras discussões sobre a Reserva Extrativista de Marinha de Arraial do Cabo tiveram início em 1993, a partir do contato da Prefeitura Municipal com o IBAMA/CNPT, os anos de 1994 e 1995 os conceitos foram amadurecendo e em janeiro de 1996 o IBAMA/CNPT reuniu-se com os pescadores de várias localidades do Arraial, onde foram acertadas as etapas que deveriam ser cumpridas para o fechamento da proposta de criação da Reserva. Organizados formalmente, primeiro em colônia, depois em Associação, os pescadores locais também apresentavam complexa organização informal que lhes permite a repartição do uso do espaço onde desenvolvem suas atividades de pesca. Assim, foi criada a Reserva por meio do Decreto S/Nº de 3 de Janeiro de 1997, beneficiando 300 famílias de pescadores.
A atividade pesqueira no Município de Arraial do Cabo é mais que centenária. A criação da Reserva extrativista Marinha de Arraial do Cabo, veio reforçar esta tendência centenária e ampliar os recursos disponíveis para não só confirmar a eficaz manutenção da identidade cabista, hoje ainda associada à de pescador artesanal, mas permitir maior controle da exploração sustentável dos recursos naturais renováveis, desenvolvendo um modelo de gestão social onde a pesca responsável é o pilar de reprodução da identidade cabista.
Convivem desta forma em Arraial do Cabo diversas modalidades de pesca, como as "companhas" de cerco de praia com sua canoas seculares, as canoas pequenas e sua redinhas, a pesca de linha praticada tanto na pedra como em pequenos "caícos", pesca da lula com atração luminosa e ainda formas mais modernas como as pequenas traineiras de cerco e a pesca subaquática do polvo.

A ressurgência
A ressurgência é um fenômeno, que se caracteriza pela elevação de águas profundas de origem polar, às quais trazem consigo grande número de nutrientes. A piscosidade do local onde se verifica o fenômeno aumenta, pois muitas espécies se vêem atraída pelo incremento da disponibilidade de alimento. A ressurgência não só aumenta os estoques disponíveis, mas também facilita as condições de previsibilidade das atividades pesqueiras, que associada ao saber naturalístico da comunidade, aumenta a eficácia da atividade extrativista da pesca.
O fenômeno também imprime uma característica de extrema transparência a água do mar em Arraial do Cabo, tornando o local um dos melhores pontos de mergulho subaquático da América do Sul.

Localização, tamanho e acesso
Localizada no município de Arraial do Cabo, na chamada Região do Lagos no Estado do Rio de Janeiro, caracterizada por um cinturão pesqueiro entre a praia de Massambaba, na localidade da Pernanbuca e a praia do Pontal, na divisa com Cabo Frio, incluindo a faixa de 3 milhas da costa de Arraial do Cabo, definindo uma área de 56.769 ha de lâmina d’água.

Vegetação
No entorno da Reserva encontramos vegetação fixadora de dunas, raros exemplares de vegetação de restinga e formações vegetais associadas à Mata Atlântica que recobrem os costões rochosos, abrigando espécies em extinção como a quixabeira e o barbasco, e espécies endêmicas como o cacto da cabeça branca, a orquídea catylea, vários tipos de bromélias.

Fauna
Entre as espécies de destaque capturadas nos costões e enseadas de Arraial do Cabo podemos citar, a tainha (Mugil liza), a Cavala (Scomberomus cavalla), o Bonito (Euthynnus alletteratus), o Xaréu (Caranx chrysus), a Serra ( Sarda sarda), a Sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) e ainda o Mero , o Namorado, o Linguado e várias espécies de cações e arraias,, polvos, mexilhoes, ostras e muitos outros.
Nos costões e gruta submarinas de Arraial do Cabo são encontrados diversas espécies de Budião (Scarus sp.), Moréias, Baiacús, Peixe lua, Frades, Tricolores circulando entre corais e jardins de Gorgônias.

Clima
Tropical úmido com temperatura média de 23°C.

Solos
Areias quartizozas com formações de dunas e restingas.