REGULAMENTO PARTICULAR

(Aprovado pela CBPDS)

Ainda sujeito a pequenos ajustes

 

1 - DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

O CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES CAMPEÕES em 2015 é promovido pela FPBPDS (Federação Paraibana de Pesca e Desportos Subaquáticos) com apoio logístico da APAP - Associação de Pesca Amadora da Paraíba, no Município de João Pessoa, duas etapas na Praia de Manaira, com apoio do Governo Estadual da Paraíba e Municipal, sendo integrante do Calendário Desportivo Nacional Brasileiro, sendo dirigida pela CBPDS - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PESCA E DESPORTOS SUBAQUÁTICOS , e regida por este Regulamento Particular sendo arbitrada pelo Presidente Nacional da CNA - Comissão Nacional de Arbitragem, Sr. Irineu J. Kloeckner.

2 - DA DEFINIÇÃO

Esta prova é tecnicamente definida da seguinte forma:

A - Modalidade - pesca de linha em praia de água salgada

B - Natureza - variada

C - Estilo - arremesso de fundo

3 - DOS CONCORRENTES , SUA APRESENTAÇÃO E INSCRIÇÃO:

Poderão participar individualmente Atletas-Pescadores de ambos os sexos, cadastrados na CBPDS como tal por seus Clubes CAMPEÕES filiados de todos os Estados, que no impedimento terão outro indicado pelo respectivo presidente, que poderão inscrever-se nas seguintes categorias: Masculino - Feminino, , Master (mais de 50 anos) e Sênior (mais de 60 anos).

FICHA OFICIAL DE INSCRIÇÃO - Deve ser integralmente preenchida e assinada devendo chegar na CBPDS até o dia 01/09/2015 quando se encerram as inscrições sendo obrigatóriamente assinada pelo presidente do clube e por ele enviado por SEDEX com os seguintes anexos:

1 - Taxa de inscrição individual anexa em espécie ou cheque nominal a CBPDS emitido pelo atleta ou pelo clube mas de responsabilidade do Clube do atleta.

2 - Xerox da carteira de atleta da CBPDS com a categoria certa em relação a idade. No caso de necessidade de atualização por ter passado a Master ou Senior, requerer nova carteira a CBPDS até 01/07/2015 (nenhum atleta é isento da taxa de substituição de R$25,00). Independente do envio dos documentos anexos a inscrição os atletas deverão portar os originais no local do Brasileiro para a devida conferencia.

3 - Xerox da licença de Pesca do MPA que deve estar atualizada para o periodo integral do Campeonato.

Todos os atletas de Clubes deverão apresentar-se uniformizados e assim permanecer durante toda a Competição (Art. 12 da Tábua de Penalidades).

SÃO CAMPEÕES COM DIREITO A INSCRIÇÃO NO BRASILEIRO: A ser confirmado pela CBPDS, )

1 - RJ - Barracuda

2 - ES - Vitória

3 - MG- Xingu

4 - BA - Clupesil

5 - PE - Clupere

6 - CE - Pelicano

7 - RN - Pampano

8 - AL - Tainha

9 - PB - APAP

10 - SC - Sta. Catarina

11 - PR - Cascudo

12 - Vaga final para novo Estado filiado que chegue na frente.

3.1 - VETOS :

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE :

1 - Concorrente que não preencher integralmente sua Ficha de Inscrição datilograficamente ou em letra legível (nome inteiro, endereço completo, identidade, CPF para pesquisa da atualização da licença de pesca do MPA, etc) e não fizer chegar no protocolo da CBPDS até as 17,00 h do dia 01/09/2015 junto com a taxa individual da CBPDS no valor de R$120,00 não será homologado e não sanando o problema na hora perderá a taxa de inscrição. Também não serão aceitos os que tenham causado qualquer problema em provas do Calendário Nacional.

2 - De Atletas que não estejam portando a LICENÇA DO MPA atualizada para a data da prova, o que será exigido - Não se aceitará desculpa de extravio ou esquecimento.

3 - De Pescadores que tenham sido ativistas como dirigentes ou promotores de qualquer ONG que se contraponha a direção nacional da pesca pela CBPDS ou suas Federações filiadas.

4 - DA DURAÇÃO DA COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro terá a duração de 4 horas e 30 minutos por etapa,com início no sábado as 13,00 h e término às 17,00 h e no domingo imediato, das 07,00 h às 11,30 h , principiando e terminando com um sinal sonoro (morteiro).

5- DA RAIA E DOS BOXES

A raia de pesca será dividida em tantos boxes quanto for o nº de Atletas inscritos seqüencialmente por categoria. Os boxes serão numerados em ordem crescente da esquerda para a direita de quem olha para o mar, sendo o sorteio dos boxes realizado previamente no dia sexta-feira 09/10/2015 no CONGRESSO TÉCNICO que será realizado na POUSADA SEDE as 15:30 h. sob comando do Presidente da CNA-BRASIL e haverá uma mudança de setor após 02 (duas) horas de prova tanto na 1ª quanto na segunda etapa com trinta minutos de intervalo para a troca e as categorias disputarão separadas em raia sequencial para maior igualdade.

6 - DO EXERCICIO DA PESCA

A pesca será efetuada exclusivamente dentro do boxe demarcado para cada Atleta , que terá o mínimo admitido pela REGPTF, podendo ser aumentada por determinação do Árbitro titular em função de tempo, vento e mar, não podendo o concorrente ocupar ou passar para outro boxe, mesmo que esse esteja desocupado (exceto para recolher uma peça fisgada, quando todos os demais pescadores deverão facilitar a captura do peixe). Cada pescador deverá utilizar por vez uma só vara de pesca, podendo manter (em distancia da conveniência do concorrente dentro do box), até outras 02 (duas) montadas com dois anzóis iscados cada uma. Serão válidos os peixes capturados dentro da TABELA DE TAMANHOS MINIMOS DO MPA e os que nela não constarem devem ter no mínimo 15 (quinze) centímetros, excetuando os Baiacus (vale o Arara), Maria da toca, Macacos, Mamarreis, Farnangaios, raias e cações. Os peixes capturados por dois ou mais pescadores, serão colocados à parte até o final da prova para posterior divisão dos pontos entre aqueles que o capturaram pela boca, os peixes deverão ser colocados em baldes de propriedade dos atletas, com água visando sua conservação (os recipientes deverão ficar à vista dos fiscais). Os ferrões dos bagres, arraias e porcos (Cangulos) terão de ser cortados na base sem deixar cotoco (critério da CNA) antes de lacrar-se o saco do Atleta ao final de cada etapa ou o peixe não será válido. Peças acima de 3 Kg disporão de prorrogação de até 20 minutos para recolher a peça, não o fazendo a mesma será nula.

É proibido sob pena de nulidade das peças da etapa entrar na água.

6.1 - Os Atletas do Brasileiro de Clubes estão obrigadas ao uso do uniforme oficial de seus clubes idêntico para poder pescar e receber premiação. O Atleta que não se apresentar com uniforme idêntico (Bermuda/calça- Camisa (manga curta ou comprida) - Boné) perde os pontos e a premiação passa para o classificado seguinte. A comprovação do uniforme oficial é o registro do mesmo na CBPDS.
 O Boné sem propaganda, modelo UV da Marcatto usado pela Seleção Brasileira de Surf-casting esta liberado para uso.

6.2 - O Atleta que depois da demarcação da raia treinar no local ou fizer arremessos na água (mesmo sem anzóis) será sumariamente desclassificado.

 7 - DA PESAGEM

O inicio da prova, fim e inicio das etapas para o rodízio e fim da prova em cada dia serão determinados por explosão de morteiros. Ao término da prova o saco de peixe fornecidos pela Organização deve ser LACRADO SEM ÁGUA e conduzido imediatamente pelo Atleta até o local da PESAGEM.

Os atletas sob pena de desclassificação devem entrar e sair da praia exclusivamente pela entrada da raia determinada no Congresso Técnico, proibido durante a prova sair da praia.

8 - DO MATERIAL DE PESCA

O material de pesca permitido é o seguinte:

varas de pesca de tamanho livre

carretilha ou molinete de qualquer tipo ou procedência

até 02 (DOIS) ANZÓIS convencionais de ponta única

linha livre.

chumbadas de peso superior a 50 gramas - Haverá pesagem com balança de precisão de 01 grama pela arbitragem durante a prova a critério da arbitragem, se o chumbo não tiver 50 gramas os peixes da etapa serão anulados.

Anzóis - tamanho mínimo 07 mm medida da ponta a aste pelo Gabarito da Confederação Mundial de Pesca, se o anzol "passar" (critério do Árbitro) os peixes da etapa serão anulados. Só o gabarito com o símbolo da CBPDS e por ela fabricado é aceito para aferimento dos anzóis.

bicheiros e puçás

esperas livres

BALDE OBRIGATÓRIO (De responsabilidade do concorrente trazer, deve ser mantido permanentemente com água do mar)

Dois sacos plásticos (para as duas provas) e 04 (quatro) lacres com as respectivas etiquetas de identificação serão distribuídos pela Organização no Congresso Técnico para os clubes participantes em numero proporcional aos atletas inscritos.

9 - DAS ISCAS

A isca que é responsabilidade de cada concorrente trazer será exclusivamente o camarão morto introduzido dentro da raia inteiro, admitindo-se estar sem cabeça e descascado.

10 - DA ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO

Será exercida pelo Árbitro Presidente Nacional da CNA assistido por componentes da FPBPDS por ele aceitos como Assistentes.

O Árbitro poderá a qualquer tempo exercer sua função, fazendo revistas na entrada e saída da raia, medindo anzóis com o GABARITO OFICIAL DA CBPDS identificado com o logo da Confederação ou pesando chumbadas com balança de precisão, sendo proibido ter na praia anzóis e chumbos fora das medidas regulamentares, sendo suas decisões são irrecorríveis.

11 - DA PESAGEM

Por seu livre e irrecorrível arbítrio, o árbitro poderá impugnar peças suspeitas que apresentem sinais de adulteração (deterioração, congelamento, marca de rede e etc.), independentemente da aplicação de penalidade prevista na legislação desportiva.

12 - DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Acompanhando a Confederação Mundial, os pontos serão da ordem de (1) ponto para cada grama até o limite de 02 kgs.quando a peça valerá 2.000 pontos, eliminando-se assim o fator sorte.

Para definição da classificação dos Clubes no CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES CAMPEÕES , será apurado pela somatória dos pontos do melhor Atleta de cada uma das 04 (quatro) categorias.

13 - DOS EMPATES

Os empates serão decididos atendendo a seguinte ordem:

Pelo maior peixe valendo para isso o peso total da peça

Por sorteio.

14 - DA PREMIAÇÃO INDIVIDUAL DO CAMPEONATO

- Feminino

- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Masculino - 1º ao 3º lugares

- 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Master - 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Senior - 1º ao 3º lugares - 03 troféus

- Peça mais pesada - 01 Troféu

15 - CLUBES CAMPEÕES

- Top 5- 1º ao 5º lugares- 05 troféus

- Clube mais distante- Pelo Alvará 2015- 01 troféu

16 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os organizadores e autoridades da competição, não se responsabilizam por perda, danos, extravios ou roubo de bens materiais de concorrentes, visitas e público em geral, durante ou após a realização da prova e também por acidentes que os participantes possam provocar ou sofrer em decorrência de sua presença no evento. As dúvidas ou casos omissos, no presente Regulamento, serão decididos pela CBPDS.

A FPBPDS como sede do evento é responsável pela obtenção de todas as licenças necessárias para a efetivação do evento junto aos Órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais.

Interação com os participantes sobre esta prova somente no Forum Oficial da Pesca e Lançamento do Brasil onde está um tópico especifico para isto com o nome " CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES CAMPEÕES 2015": - LINK ASES