DENÚNCIA ON-LINE

Local: Baia da Guanabara / Paredão da Urca
Data: Sexta-Feira 20/02/2009
Hora: 07:00
Chegam dois barcos atuneiros em frente ao Paredão da Urca
 e de aproximadamente 200 metros da orla soltam suas
 embarcações auxiliares motorizadas.

Encostado ao Paredão ve-se um cardume de sardinhas em plena fase de reprodução

Chegam os predadores e começam o "Cêrco" ,
 numa LAMINA D'ÁGUA DE 03 METROS

Completa-se a ação nefasta, nem uma sardinha conseguiu escapar.
Está consumado o dano ambiental

O barco-mãe do patrão responsável, navegando aproxima-se da orla e recebe
 em seu bordo a embarcação, que lançou as redes e recolhe
 todas as sardinhas capturadas.

 

SABER O NOME E A MATRICULA DA EMBARCAÇÃO É FÁCIL.

Dezenas de testemunhas a disposição, foi em frente ao ponto final dos ônibus da Urca,
 num dia útil de muito movimento - Quantas forem necessárias. No mesmo local e horário,
seis traineiras atuando como parelhas arrastavam redes de malha fina capturando camarões
em quantidade e jogando o LIXO (fauna acompanhante) no mar à vista de todos.

ISSO É QUASE DIÁRIAMENTE

O fato aí está - quais serão as providencias ?

ESTAMOS COLABORANDO COM O IBAMA

Com a palavra nosso diligente órgão.

 

Dr. EDUARDO PAIM BRACONY
Presidente da Confederação Brasileira de Pesca
OAB-RJ 26.987
cbpds@cbpds.com.br
TESTEMUNHA

 

A IMPRENSA ESPECIALIZADA DE UM DOS MAIORES JORNAIS CHEGA JUNTO

CONTINUA A LUTA-ENTRA A MARINHA

Data: 27.02.2009 - Hora: Ao entardecer - Local: Enseada da Urca

Nossa gloriosa Marinha surpreende uma traineira com a rede de cerco lançada, e mais, de terra se via que a posição a colocava dentro do canal de navegação local pois ficava visualmente na frente das bóias que demarcam esse canal.

À esquerda a traineira, à direita o barco patrulha da Capitania do Porto.

Atrás , o Cristo por testemunha e centenas de pessoas do lado da Urca e do lado de Botafogo.

Abaixo, momento da abordagem PELA lancha da Capitania - foram obrigados a recolher as redes à vista de todos , o responsavel pela traineira foi ao barco da Marinha e com certeza os documentos foram exigidos -

E A AUTUAÇÃO HOUVE ?

Com a palavra nossa Marinha.

APÓS ISSO, a lancha da Marinha seguiu em velocidade na direção da Ponte Rio X Niterói , a Traineira rumou na mesma direção e...

Dois atuneiros logo que a Marinha afastou-se, vieram para o local e seus barcos de apoio começaram a cercar novamente as sardinhas à vista de todos, mas anoitecendo a máquina que usamos não tinha recursos para registrar a ocorrência.

05/03/2009

Hoje, na Superintendência do IBAMA nos reunimos com a Chefia do departamento de Fiscalização desse Órgão.

A CBPDS e a FEPDSRJ representando todos os Clubes de pescadores e mergulhadores do Estado do Rio de Janeiro fizeram acordo de parceria onde todos os registros de violação da legislação que regula o exercício da pesca, obtidos por atletas com suas câmeras e filmadoras serão com relatório descritivo identificando os participantes encaminhados ao DIFIS para as providencias cabíveis.

Competições necessitam de Licença do IBAMA e somente são concedidas mediante comprovação de ser entidade publica ou desportiva oficial, com registro no CTN, etc (o que não se faz mais com as facilidades do passado).

As Leis Municipais também tem valor desde que mais restritivas que as do IBAMA e podem proibir o uso das praias total ou parcialmente (trechos) para pesca e como exemplo de uma delas que é perfeita apresentamos a do Município de Maricá onde o novo Secretário Prof. Marcos é nosso velho amigo (e parceiro). – Angra dos Reis tem Lei idêntica já aprovada pela Câmara e outros Municípios Fluminenses já estão tomando idêntica atitude (depois publicaremos as novas Leis aprovadas) e os políticos que propõem essas novas que virão terão apoio maciço dos milhares de filiados que são unidos na defesa de nossas atividades.

http://www.antares.com.br/~cbpds/leimarica.htm

http://www.antares.com.br/~cbpds/leiangradosreis.htm

No Município quem não for CBPDS ou FEPDSRJ tem de obter uma licença para realizar competições e a taxa é baratinha (15.000 UFIRS) , além da documentação da pessoa jurídica responsável sediada no Estado do RJ, incluindo registro no MF , CNPJ com essa finalidade no Contrato Social (promover eventos em logradouros públicos) a falta caracteriza violação da Lei do Meio ambiente (Inafiançável).

É mister saber que competição se caracteriza por: a) Grupo uniformizado (ou não – mas uniformizado aumenta a notoriedade perante o agente público), b) existência de Regulamento escrito ou não (mas combinação de horário e semelhança de especialidade de pesca como alinhamento numa praia caracterizam a atividade), c) Premiação de qualquer natureza (pode ser troféu, medalhas, dinheiro, equipamentos e... até caixas de bebidas), d) Pesagem ou contagem dos peixes capturados pelo grupo , etc.

Hoje não se mascaram mais as coisas como no passado, a atividade grupal desautorizada, a concentração de pescadores num mesmo ponto, é lesiva ao meio ambiente sim, podendo ser enquadrada tranquilamente como “competição” – e não é a licença pessoal do IBAMA que vai dar alivio.

Com certeza iremos ver Guardas Municipais, IBAMA, MARINHA, Batalhões Florestais e de Policia Ambiental, trabalhando juntos e colocando ordem nas coisas. Aguardem e verão.

A Gloriosa MARINHA saiu na frente e no dia seguinte a publicação da Reportagem do Jornal O Dia, já foi ao local e pegou em flagrante uma Traineira com a rede jogada em local de navegação.

Todos viram do Paredão da Urca a ação da lancha da Capitania - em nome da Pesca Brasileira nosso agradecimento ao Ilmo. Sr. Capitão do Porto - QUE CONTINUE ASSIM.

O trabalho no RJ vai começar estabelecendo “pontos” iniciais de atuação que serão tratados como santuários , ex: RIO - Pontos da Praia do Recreio, Paredão e Enseada da Urca e Botafogo. Niterói : Piratininga e Maricá: Itaipuaçu.

Agora, todos os Presidentes de Federações, de Clubes filiados, de nossas Escolas de Pesca e Mergulho que se unam nessa empreitada que é um Dever cívico – vamos ajudar o IBAMA defendendo nosso peixe.

Os detalhes de como vai ser nossa atuação são “reservados” e serão levados aos Srs. Presidentes.

 

05/03/2009

Recebemos na CBPDS o E-mail de nosso velho amigo Marcelo, que hoje é o SECRETÁRIO DE ESPORTES do Prefeito Quáquá que está iniciando de pé direito sua gestão em total sintonia com a FEPDSRJ cuja Presidente
é a Atleta Campeã do Mundo de Pesca - Marta Xavier Gonçalves "Cidadã de Maricá".

Sic: Estamos aderindo ao movimento denuncia on-line
 para preservar a natureza de nosso Município.

Atenciosamente,

 Marco Antonio Caldeira de Azevedo
Secretário Municipal de Esportes de Maricá

07/03/2009

Estão continuando a pesca predatória - o barco "mãe" novamente na área coordenando o trabalho de pequenos barcos de apoio que cercavam os cardumes de sardinhas próximos da orla e em sucessivas viagens entregavam o produto de sua reprovavel ação ao barco principal cujo nome é SINAL DA CRUZ.

Agora iniciam por volta de 06:00 h porque sabem que a Fiscalização está desativada nesse horário e o telefone da Linha verde do IBAMA acionado as 07:15 informava que o Serviço só funciona após as 08:00 h e até as 18:00 h. PREDAÇÃO AO AMANHECER - Retiraram-se após as 08:00 h para os lados de Jurujuba .

PREDAÇÃO AO ANOITECER - No mesmo dia voltam as 17:00 h, e soltam seus barcos auxiliares para localizarem na orla da Urca, da Fortaleza São João (ALÔ EXERCITO DE QUE VALE O AVISO PARA MANTER DISTÂNCIA DE SUAS UNIDADES APLICAVEL ÀS EMBARCAÇÕES QUE NÃO PORTAM HASTEADA A BANDEIRA FORNECIDA POR SEUS COMANDOS QUE AS AUTORIZA A TRANSITAR E FUNDEAR NESSAS ÁREAS DE SEGURANÇA NACIONAL ???) -

18:00 hrs. exatamente o IBAMA para, a linha verde não atende mais nesse horário.

Os cardumes de sardinhas à vista de todos são cercados, capturados , transportados para o "Barco Mãe" que comanda tudo, identificado visualmente quando recebia do barco auxiliar que está encostado em seu bordo o "produto da pescaria" - sardinhas capturadas em lamina dágua reduzida em distância da costa de navegação proibida e santuário de desova:

 "SINAL DA CRUZ"

 

ISTO NÃO É ACIDENTAL É PREMEDITAÇÃO

NOSSO PEDIDO = Linha Verde 24 hrs. por dia de segunda a domingo

Apreensão do Barco Infrator que for apanhado em flagrante - Reboque para a BÓIA DA MARINHA, Multa da Marinha e Multa do IBAMA e demais sanções da Lei do Meio Ambiente.

 

15/03/2009

Marinha em ação, flagrante de O DIA.

Começou o DEFESO DO CAMARÃO e a ação dos predadores continua,acompanhe esta campanha também pelo tópico dos ASES DA PESCA, o Fórum oficial da pesca brasileira

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

ESTAMOS NO DEFESO DO CAMARÃO - AS TRAINEIRAS DE ARRASTO PIRATAS AGRADECEM AS QUE CUMPREM A LEI E DEIXAM OS CAMARÕES REPRODUTORES PARA ELAS

EM 24/04/2009

Recebemos e-mail com video anexo onde se verifica em Saquarema-RJ uma ação de PESCASUB, possivel ilicito ambiental, notem:

1 - PESCASUB por LEI FEDERAL não pode ser praticada com auxilio de Compressor (Narguilê) nem garrafa (Aqualung) por quem não for pescador profissional habilitado para tal faina e, além disso.

2 - MEROS estão protegidos por Lei e constitui crime insfiançavel seu abate.

Mas eles chegam no Mercado de Peixe, limpos, fatiados e são vendidos como filé de Cherne , de Garoupa ou de Badejo.

ESTE É O VIDEO

VAMOS TODOS "AJUDAR" O IBAMA , COLOQUEM SUAS MÁQUINAS, CELULARES, FILMADORAS,
TUDO QUE POSSUAM EM AÇÃO - REGISTREM AS OCORRÊNCIAS , VAMOS TORNAR TUDO PÚBLICO
E ACABAR DE VÊS COM ESSES QUE PARA CONTINUAR IMPUNES JOGAM A PECHA DE PREDADORES
NOS PESCADORES AMADORES.

Que os ASES DA PESCA da CBPDS sejam ativos fiscais colaboradores
 para preservar aquilo que desejamos deixar para nossos filhos e netos:

Denúncias de crimes contra o meio ambiente

- Tel: 0800-618080 - Linha Verde do IBAMA

- Tel: (21) 2601-2010 / 2601-5360 (Batalhão de Polícia Florestal)

- Tel: (21) 3399-4837 / 2601-2010 (Batalhão Florestal)